PROFESSORES

Gislene Medeiros
Ballet Clássico
Gislene Medeiros é formada em ballet clássico e jazz pelo Garra e Harmonia Grupo de Dança e pelo Centro Educacional Reino Encantado, respectivamente nos anos de 2001 e 2002. Em 2014, concluiu o curso superior em direito. Gislene já lecionou ballet clássico e jazz para cursos de baby e infantil e também para turmas adultas em algumas  instituições como Colégio Scaranne, Centro Educacional Reino Encantado, Garra e Harmonia Grupo de Dança e Academia Tania Ferreira, onde permanece desde 2011.
Igor Gasparini
Danças Urbanas | Didática | Fundamentos Biológicos
Formado em Jornalismo pela PUC e em Ciências da Atividade Física pela USP. Pós-graduado em Jornalismo Cultural, com ênfase em crítica de dança; Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP; foi bolsista CNPQ. Trabalhou na TV-PUC, na Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Cultura e é professor e coreógrafo de Danças Urbanas e de Dança Contemporânea. Registro Profissional  DRT.:  Artista nº 22492/SP. Diretor e intérprete-criador do T.F.Style Cia de Dança, núcleo que pesquisa a Dança Urbana Contemporânea e destacam-se os espetáculos Carne Urbana (2017), Sob a Pele (2016), Anti (2014), Beco (2014), Tempo (2013),  Deserto de Ilusões (2011), Encontros e Desencontros (2009) e Formas – um aspecto em particular (2007). A companhia foi contemplada pela XX Edição de Fomento à Dança da cidade de São Paulo e pelo PROAC 2016 para Circulação de Espetáculos de Dança no Estado de São Paulo. Igor Gasparini também foi artista orientador do Programa Vocacional Dança da Prefeitura de São Paulo por 4 anos e do Programa de Qualificação em Dança do Governo do Estado de São Paulo. Recebeu o Prêmio de Melhor Coreógrafo na categoria Dança do 10º Prêmio Jovem Brasileiro. Foi convidado também para ministrar workshops na cidade de Arhem, na Holanda, e realizou aperfeiçoamento em Nova York, nos Estados Unidos, pela Broadway Dance Center nos anos de 2011, 2012, 2014 e 2017. Também realizou cursos em outros locais dos Estados Unidos, Espanha, França, Áustria, Holanda, Itália e Argentina. Foi comissão de análise de Projetos Culturais de Dança do Edital PROAC 1as Obras do Governo do Estado de São Paulo; do Prêmio Nelson Seixas (São José do Rio Preto) e dos projetos culturais do Governo do Estado do Paraná. Dança profissionalmente pelo Coletivo O12, da cidade de Votorantim; e já dançou pela KD Cia de Dança, da cidade de Potirendaba; pelo Grupo DivinaDança, em espetáculo de Alex Soares; também por 3 anos integrou a Cia de Performance, dirigida por Tati Sanchis e Henrique Bianchini, e foi dançarino e coreógrafo do Bombelêla Dance Company, grupo que trabalha com estilos clássicos do hip hop e é precursor da dança inclusiva, dirigido por Mark Van Loo. Dançou por dois anos com a apresentadora Eliana; foi coreógrafo de Comissão de Frente da Acadêmicos do Tatuapé, de 2004 a 2007, e pela Combinados do Sapopemba, em 2011, além de ter coreografado também para o grupo Balão Mágico.
Isis Gasparini
Dança Contemporânea | VídeoDança
Artista multidisciplinar, bailarina e arte-educadora. Investiga a relação entre corpo, espectador e obra de arte em trabalhos que articulam audiovisual, dança e instalações. Atualmente finaliza sua pesquisa de mestrado em Poéticas Visuais na ECA-USP. Possui Graduação em Artes Plásticas pela FAAP (2011) e Pós-Graduação em Fotografia pela mesma instituição (2014). Dedica-se ainda ao estudo e à produção da Videodança, ministra aulas e oficinas, é artista orientadora do Programa Vocacional.
Jéssica Alonso
Jazz
Iniciou seus estudos de ballet clássico e jazz em 1995. Formou-se bailarina clássica pela Academia Tania Ferreira, instituição na qual cursou também o técnico de Maitre em dança, obtendo ambos os diplomas reconhecidos pela MEC. Cursou dançaterapia com Maria Fúx, dança criativa e estudou jazz dance e street jazz na Tanzhaus NRW em Düsseldorf, na Alemanha. Fez parte do grupo de danças da Academia Tania Ferreira e foi integrante dos grupos de street dance T.F.Style Cia de Dança e do Bombelêla Dance Company. Desde 2003, leciona dança para as mais diversas faixas etárias, já tendo passado por várias escolas de ensino fundamental e academias de dança. Atualmente, dedica-se ao estudo teórico e prático de jazz dance, dança contemporânea e danças urbanas, faz parte da KD Cia de Dança e, com a DesCOMpasso Cia de Dança, foi contemplada com o VAI 2015. Paralelamente aos estudos de dança, obteve os títulos de bacharelado e licenciatura em Letras com habilitação em português e alemão pela USP, além do título de especialista em Tradução de Inglês pelos estudos de pós-graduação lato sensu na Universidade Estácio de Sá.
Juliana fonseca
Professora de Baby Class
Atualmente cursando Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela ESPM, Juliana Fonseca é formada em ballet clássico e também no curso Técnico de Dança da Academia Tania Ferreira, com experiência ainda nas Danças Urbanas, Jazz e Flamenco. É colunista no newronio.espm.br, o blog apresenta conteúdos de arte, cultura e entretenimento. Desde agosto de 2016, é professora na Academia Tania Ferreira de Baby Class, dando aulas para crianças de 3 a 8 anos de idade. “Publicitária por escolha, artista por paixão”.
Luciana Luca
Ballet Clássico | Jazz
Formada no curso Técnico de Dança (especialização em Ballet Clássico) pela Academia Tania Ferreira, diplomado pela Secretaria de Educação e reconhecido pelo MEC. Realizou aperfeiçoamento no Exterior: Curso Ballet Clássico no Miskovitz Balett Studio em Budapeste, Hungria (2012) e Curso Ballet Clássico e Dança Contemporânea na Paris Marais Dance School em Paris, França (2014); Participou do Espetáculo Welcome to Brazil, no Festival Off de Avignon, considerado o maior Festival de Arte do Mundo, em Avignon na França (2014). É integrante e Coordenadora de Dança do Projeto Artes Shalom/SP, participando de diversas iniciativas artísticas e apresentações em São Paulo e pelo Brasil, dentre eles o musical Anchieta para Todas Tribos no TUCA (2013); e o espetáculo: PAZ – Eles são capazes de tudo para Encontrá-la (2014). Cursou ainda diversos Workshops como: Ballet Clássico e Neoclássico com a professora Verónica Tandura e Jazz com o professor Anderson Couto.
Marcos Werneck
Danças Urbanas
Iniciou sua carreira artística em 1999, com foco em Danças Populares Brasileiras (até 2006). Participou de Grupos Covers, reproduzindo coreografias de Artistas Internacionais (2006 a 2015). Paralelamente a isso, formou-se no Curso Técnico de Dança (Hip Hop) pela Academia de Dança Tania Ferreira em 2013. Assina trabalhos coreográficos de cantoras como: Alexia Kiss, Amanda Schust, Francinne, Janaína Lima (Kaleidoscópio), Julyana Lee (Mulekada). Nas Danças Urbanas, participou de diversos Workshops com referências Nacionais e Internacionais como: Bryan Tanaka, Casper Smart, Khasan Brailsford, Kimberly Gipson, Luciano Nascimento, Daniel Elahi, Juju Ramos, Neil Schwartz, Angel B, André Tevez. Entre os professores que já fez aulas regulares, estão Arthur Samaan, Nayane Fernandes, Igor Gasparini, Renan Tenca, Fernanda Fiuza, Pedro Reis, Flávio Verme, Klaus Duarte, Vini Azevedo, Popping D, Felix Pimenta, Adryano AfroGrooves, Sonek, Pedrinha, DS Fuel, Jacque Simoli, Sung Ju No, entre outros. É intérprete-criador da T.F. Style Cia de Dança desde 2012, apresentando em diversas unidades da Rede SESC (SP e Interior); Circuito SESC de Artes; Circuito Cultural Paulista; Viradas Culturais de São Paulo e Estado; entre outros. Em 2016, a CIA é contemplada pelo Edital do PROAC Circulação e também pelo 20º Edição de Fomento a Dança, possibilitando o processo criativo da nova obra "Carne Urbana".
Mayara Rosa
Danças Urbanas
Formada no Ensino Técnico de Dança na ETEC de Artes de São Paulo no ano de 2015 ,iniciou sua profissionalização em dança em 2011 no projeto Incubadance da Bombelêla Dance Company, dirigida pelo diretor e coreógrafo Mark Van Loo. Com eles, participou de eventos como a Virada Inclusiva SESC, Virada Cultural de São Paulo onde se apresentou com cantor Leandro Lehart. No ano de 2013, Participou do I Campeonato de Street Dance BSGI – Bombelêla onde recebeu o prêmio de melhor dançarina na Categoria Adulto. No mesmo ano passou a fazer parte do T.F Style Cia de dança, integrando os espetáculos Tempo e Deserto de Ilusões, sendo dirigida por Igor Gasparini e Frank Tavantti. Em 2014, integra ao Grupo Ewé - grupo de aprendizado da cultura afro-brasileira para fins artísticos, que conta com estudos de danças, músicas, literatura e costumes brasileiros com influência africana. Dirigida e coreografada por Luiz Anastácio. Em Setembro de 2015, é convidada para participar do Projeto “Projeção Suspensa” com concepção e direção de Thaís de Menezes. Projeto este contemplado pelo Site Specific do Centro Cultural São Paulo. No mesmo ano, integra a CIA Taiga de Dança, com foco na dança moderna, formada por jovens que levam os ideias do Dr. Daisaku Ikeda de paz, cultura e educação promovidos pela organização SGI (Soka Gakkai Internacional) para sociedade. Em março de 2016, estréia com a cia TF.Style o espetáculo "Sob a Pele" no Centro Cultural São Paulo. E com a companhia, é contemplada com a 20ª edição de Fomento a Dança da Cidade de São Paulo como projeto "Sob a Pele - Diálogos". No projeto, realizou aulas com Thiago Alexandre, Eduardo Fukushima, Rafi Sahyoun, Marcio Greyk e Robson Ferraz. Em Setembro de 2017 é convidada para participar da Comemoração de 10 anos de pesquisa cênica do Grupo zumb.boys, integrando o espetáculo "Dança por Correio". Realiza aulas regulares de Hip Hop com Igor Gasparini e Arthur Samaan. Já realizou aulas com Félix Pimenta , Frank Tavanti , Mark Van Loo ,Flip Couto e Soneka. Ministra aulas de Hip Hop na Academia Tania Ferreira e em outros locais na cidade de São Paulo. Também ministra aulas de hip hop para crianças dentro do projeto social do Sporte Clube Corinthians e com crianças no bairro de Ermelino Matarazzo, zona leste de São Paulo.
Pasha Gorbachev
Danças Urbanas
De naturalidade russa, Pasha inicia sua carreira na dança aos 18 anos de idade. O objetivo de se expressar através do movimento fez com que se dedicasse mais e mais à dança e, após 4 anos de aulas regulares em Hip Hop, Jazz Funk e Dancehall, começou a dar aulas no primeiro e mais famoso estúdio de dança de sua cidade (Yaroslavl - Rússia), na “Free Dance Academy”. Participou de batalhas e competições de dança e nunca deixou de continuar seu desenvolvimento técnico e artístico. Passou a realizar diferentes aulas de danças urbanas como Popping and Vogue, aprendendo com Dmitry Ninja-Bonchinche, Ramon, Evgeny Kevler, Stas Cranberry. A partir de 2015, muda-se para Nova York para impulsionar ainda mais sua carreira artística e, por mais de 2 anos, teve aulas regulares na Broadway Dance Center e na Peridance Capezio Center. Torna-se ainda mais experiente e versátil em sua dança por meio de workshops, master classes, programas específicos de desenvolvimento artístico e performances em apresentações diversas, flashmoves a espetáculos pelo Estado de Nova York. Teve como principais mentores Chio Yamada, Derek Mitchell, Joanna Numata, Neil Schwartz, Omari Mizrahi, Justin Conte, Ryan Davis, Miguel Zarate, Brinda Guha, Bo Park e Vivake Khamsingsavath. Neste período, as diversas aulas e algumas tutorias específicas o auxiliaram no aprimoramento do potencial de seu corpo e a encontrar seu próprio caminho na dança, o que lhe torna hoje um coreógrafo preenchido de narrativas, menos comercial, e interessado em um processo artístico contemporâneo. No final de 2017, muda-se para o Brasil buscando novos desafios profissionais como artista da dança, seja como professor, coreógrafo e/ou dançarino e passa a trabalhar com o T.F.Style Cia de Dança e ministrar aulas regulares de Danças Urbanas.
Regiane Roman
Ballet Clássico | Jazz | Repertório
Formada em Magistério com habilitação para ensino fundamental registrado pelo MEC. Formada em Ballet Clássico, Jazz e Sapateado. Aperfeiçoamento de estudos de Metodologia Cubana de Ballet (Centro Pró-Danza de Cuba), e Metodologia Russa / Escola Vaganova. Participação em diversos festivais nacionais e internacionais, obteve com seus trabalhos coreográficos várias premiações, dentre elas 1º lugares no Festival de Dança de Joinville, no Passo de Arte e no Festival Ballace da Bahia, além da participação no Youth Grand Prix em NY. Formada em Educação Física e Saúde pela Universidade de São Paulo - EACH/USP. Atua profissionalmente na área da dança há mais de 20 anos.
Roberto Fonseca
Ballet Clássico | Terminologia | Repertório e História da Dança
Paulistano iniciou seus estudos na Escola Municipal de Bailado de São Paulo onde se graduou em 1993. Dançou em grupos de dança como Nucleo de Dança Illara Lopes, Studio Dançarumo, Raça e Magia, dentre outros. Participou do Corpo de Baile Jovem da Escola de Bailado atuando como bailarino principal em diversas obras. No Seminário Internacional de Dança de Brasília ganha uma bolsa de estudos para a Palucca Schule Dresden, na Alemanha, onde após seus estudos, começa a ministrar aulas de ballet. Após 6 anos, em 2005, volta em definitivo para o Brasil e volta a trabalhar junto ao Corpo de Baile Jovem na função de ensaiador/professor. Passa também à docência da Escola de Bailado onde ministrou aulas de técnica clássica, técnica de pontas, pás de deux e repertório, além do curso de preparação de professores do projeto dançar. Atualmente ministra aulas em escolas privadas.
Tania Ferreira
Dança Flamenca
Tania Ferreira é Pedagoga pela PUC-SP, Psicóloga pela Universidade São Marcos, Mestre em Educação, Arte e História da Cultura, Doutora em Letras pela Universidade Mackenzie e Pós-Doutorado em Psicologia Social pela Universidade Kennedy (Buenos Aires) . É formada pela escola Municipal de Bailado, possui aperfeiçoamento em ballet clássico pela Royal Academy of Dancing de Londres e em Flamenco pelo Centro de Arte Flamenca Amor de Dios – Madrid/Espanha, além de cursos em Buenos Aires, Nova York e Paris.  Diretora da Academia Tania Ferreira há 40 anos, primeira Escola de Dança a oferecer cursos reconhecidos pela Secretaria de Educação e MEC. Tania Ferreira realizou mais de 300 espetáculos temáticos, em 50 anos de carreira, e recebeu primeiros lugares em diversos festivais em todo o Brasil. É autora do livro “Flamenco, Expressividade e Cotidiano” que faz parte do acervo do Centro de Flamencologia em Andaluzia na Espanha. Autora também do livro “Vermelho: a cor de Carmen e do Flamenco” lançado em 2011 na Bienal do Livro do Rio de Janeiro e no Instituto Cervantes de São Paulo. Co-autora do livro “Gênero, Mídia e Sociedade”. Ministra workshops e cursos em diversas universidades e centros culturais.
Thayane Ananias
Professora de Ballet Clássico
Iniciou o estudo em Ballet Clássico no ano de 2004 na Academia Tania Ferreira, na qual se formou em 2014. Ao finalizar a formação em dança, realizou o Curso Técnico em Dança, diplomado pela Secretaria de Educação, com reconhecimento do MEC, o qual foi finalizado no ano de 2017. No ano de 2015, realizou o Curso de metodologia Vaganova, organizado pela Mostra de Dança. Participou de Festivais no Canadá e na Inglaterra. Estagiou como auxiliar de professores e coreógrafos em escolas regulares de São Paulo: Colégio Saint Clair, Colégio Beijamin Constant e na escola canadense Kamloops School of the Arts. No ano de 2017, passou um semestre no distrito de Kamloops, Canadá, aonde aprimorou seus estudos em Inglês e em dança. Fez aulas específicas de Ballet Clássico no estúdio Nuance, que trabalha com o método Royal, e na escola regular, com enfoque em artes, chamada Kamloops School of the Arts.
Ton Kair
Jazz | Dança Contemporânea
DRT 42230/SP Iniciou seus estudos na dança em 2010, tendo como principal maitre: Ana Lucia Barboza (grupo Extravagance). Em 2014, iniciou sua pesquisa em dança contemporânea com Roberto dos Santos e Ana Lucia na Quadrela Cia de Dança. Formado em curso Técnico de Dança (reconhecido pelo MEC), com especialização em Jazz. Participou de workshop de pesquisa Pina Bauch e fez aulas de interpretação na escola Macunaíma, com o professor Carlos César. Ficou em 1º lugar no Salto Fest Dance 2014 na modalidade duo contemporâneo, e em 1º Lugar no Taubaté Dance Festival – melhor coreografia, e melhor diretor (Roberto dos Santos). Participou de teatros musicais com a diretora Aurea Karpor (“Chicago”, como Billy Flynn, "Chorus Line”, como Paul, "A Fantástica Fabrica de Chocolate”, como Willy Wonka e "Cadê a Alice”, como Chapeleiro). Atualmente é professor e coreógrafo nas modalidades Jazz e Contemporâneo, além de bailarino da Quadrela Cia de Dança.
Verônica Lopes
Professora de Ballet Clássico e Alongamento
Concluiu o curso de Ballet Clássico até o 8º ano pela Academia Tania Ferreira, onde também se formou no Curso técnico em Ballet clássico, reconhecido pelo MEC. Participou também de cursos livres de Contemporâneo e Danças Urbanas. Dançou como intérprete-criadora (DRT: Artista-Bailarina 37874/SP) no T.F.Style Cia de Dança (2013-2016). Graduada bacharel em Educação Física (CREF: 136918-G/SP) pela Universidade de São Paulo (EEFE- USP), teve contato, em seu período de estágio com treinamento de força e recuperação neuromotora para lesionados medulares. Atualmente, é ingressante do curso de aprimoramento em Condicionamento Físico aplicado à Prevenção Cardiológica Primária e Secundária do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) e professora de alongamento na Academia Tania Ferreira.