Excelência e tradição no desenvolvimento da arte

PROFESSORES

Andressa Malerba e Wagner Junior
Dança de Salão
ANDRESSA MALERBI: Professora de Dança de Salão, começou seus estudos na área em 1996, cursando até o ano de 2010 e sendo formada desde 2006. Também formada em tango (Dançata, 2008-2010) e danças de salão  (Academia Interacto de Dança, 2011). Em 2007, tornou-se integrante da Cia Espaço Clássico São Paulo e, em 2016, da Cia Dois Rumos e, em 2015, participou de um grupo de estudos sobre Dança de Salão. Formada em Educação Física pela Universidade Nove de Julho, em 2012, entrou para o Grupo de Estudos e Pesquisa em Atividade Física e Envelhecimento da Uninove (Grapafe-Nove). Possui vasta experiência na área da dança e da educação física, tornando-se professora de ballet clássico e danças de salão em distintos lugares como no Colégio Elim e na Dancing Team/Costa Cruzeiro. WAGNER JUNIOR: Professor de Dança de Salão, formado em Educação Física pela Universidade Paulista (2012-2015), já cursou o Teatro Wolf Maia e teve aulas com o mestre Jaime Aroxa (de quem integrou a companhia de 2007 à 2013). Entre 1996 e 2003, formou-se em Ballet Clásico, Jazz e Street Dance. Já atuou como Personal Dance particular, já foi professor de Dança de Salão em academias e condomínios, além de ter participado da equipe de dança Costa Cruzeiro.
Darlita Albino
Danças Urbanas
DRT: 0039439/SP - Darlita Albino é praticante, estudante e pesquisadora das danças urbanas e da cultura Hip-Hop há onze anos. Cursa o último ano da Formação Avançada em Dança pela Escola Livre de Dança em São Paulo. Faz parte da equipe de Produção/Realização do "Sou Locker", Encontro Paulista de Locking  (Primeiro evento dedicado exclusivamente à Dança Locking no Brasil). Atualmente, trabalha como professora e intérprete criadora de Dança Urbanas. Já trabalhou como dançarina em apresentações e shows de cantores como Mano Brown (Boogie Naipe), MC Gra e Clawdia Ejara. Estudou com referências nacionais nas danças urbanas como: Nelson Triunfo, Frank Ejara, Ivo Alcântara, Eduardo Sô, Diego Groove, Anna Pessuti, entre outros. Internacionais como: Jimmy Scoo B Doo Foster (EUA), Tony Gogo (EUA), Gemini Lockiano (FRA), Manuel Loose Caboose (EUA), Alpha Omega Anderson (EUA) entre outros. Intérprete dos grupos: Funk Cia, Double Lock, Gurias e IHOW Brasil. Ministra Workshops de Locking e Waacking pelo país em eventos renomados das danças urbanas, além de fazer parte de comissões de júri em festivais e competições no país. Também participa de competições (battles) em todo o país e também na América Latina, sendo premiada em diversas ocasiões.
Doni Araújo
Técnica Teatral voltada para a Dança
Educador Cênico graduado pela Faculdade Mozarteum de São Paulo, cursando pós-graduação em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas, Cofundador da CIA de Artes Decálogo JALC, especializado em Técnicas de construção das personagens teatrais e na elaboração de projetos culturais. Contador de história, Clown, Ator, Dramaturgo e Arte-educador. Autor de 22 obras dramáticas, entre elas "A Escolha" um drama que recebeu uma indicação como melhor texto, três indicações como melhor diretor, figurino, ator coadjuvante e ainda o Prêmio de Melhor ator no Festival Cristoarte.
Frank Tavantti
Dança Contemporânea
Formado em Educação Física pelo Centro Universitário de Rio Preto, Artes Cênicas pelo TUCA (PUC-SP), Canto pelo Conservatório de musica de São José do Rio Preto e em Dança pelo Balé da cidade de Rio Preto. Iniciou seus estudos no ano de 1995, no interior de São Paulo, pelo Balé da Cidade de Rio Preto, onde permaneceu até o ano de 2001. Fez parte do corpo de baile da TK Cia de Dança/Teatro de Catanduva e da Cia. Virtual de Rio Preto. Diretor da KD Cia de Dança, fruto do trabalho social desenvolvido em parceria com a prefeitura de Potirendaba. Diretor artístico do T.F.Style Cia de Dança desde 2007. Em 2009, estudou com a Cia de Dança Deborah Colker, no Rio de Janeiro. É artista-orientador de Dança do Programa Vocacional, da prefeitura de São Paulo, desde 2010. Frank Tavantti também foi convidado para dançar no espetáculo No Singular, pela Quasar Cia de Dança. Em 2013, passa a integrar a grade de professores do projeto pioneiro em Teatro Musical do SESI/SP como instrutor em Dança/Teatro do Curso Técnico em Teatro Musical. Em 2014, buscou aprofundamento Intensivo em Dança na Broadway Dance Center e participou do programa de Estudos na LABAN/BARTENIEFF, ambos em N.Y. (EUA). E em 2015, realiza aperfeiçoamento em Wuppertal (Alemanha), em Roma (Itália) e em Viena (Áustria).
Gislene Medeiros
Ballet Clássico
Gislene Medeiros é formada em ballet clássico e jazz pelo Garra e Harmonia Grupo de Dança e pelo Centro Educacional Reino Encantado, respectivamente nos anos de 2001 e 2002. Em 2014, concluiu o curso superior em direito. Gislene já lecionou ballet clássico e jazz para cursos de baby e infantil e também para turmas adultas em algumas  instituições como Colégio Scaranne, Centro Educacional Reino Encantado, Garra e Harmonia Grupo de Dança e Academia Tania Ferreira, onde permanece desde 2011.
Igor Gasparini
Danças Urbanas | Didática | Fundamentos Biológicos
Formado em Jornalismo pela PUC e em Ciências da Atividade Física pela USP. Pós-graduado em Jornalismo Cultural, com ênfase em crítica de dança; Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP; foi bolsista CNPQ. Trabalhou na TV-PUC, na Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Cultura e é professor e coreógrafo de Danças Urbanas e de Dança Contemporânea. Registro Profissional  DRT.:  Artista nº 22492/SP. Diretor e intérprete-criador do T.F.Style Cia de Dança, núcleo que pesquisa a Dança Urbana Contemporânea e destacam-se os espetáculos Carne Urbana (2017), Sob a Pele (2016), Anti (2014), Beco (2014), Tempo (2013),  Deserto de Ilusões (2011), Encontros e Desencontros (2009) e Formas – um aspecto em particular (2007). A companhia foi contemplada pela XX Edição de Fomento à Dança da cidade de São Paulo e pelo PROAC 2016 para Circulação de Espetáculos de Dança no Estado de São Paulo. Igor Gasparini também foi artista orientador do Programa Vocacional Dança da Prefeitura de São Paulo por 4 anos e do Programa de Qualificação em Dança do Governo do Estado de São Paulo. Recebeu o Prêmio de Melhor Coreógrafo na categoria Dança do 10º Prêmio Jovem Brasileiro. Foi convidado também para ministrar workshops na cidade de Arhem, na Holanda, e realizou aperfeiçoamento em Nova York, nos Estados Unidos, pela Broadway Dance Center nos anos de 2011, 2012, 2014 e 2017. Também realizou cursos em outros locais dos Estados Unidos, Espanha, França, Áustria, Holanda, Itália e Argentina. Foi comissão de análise de Projetos Culturais de Dança do Edital PROAC 1as Obras do Governo do Estado de São Paulo; do Prêmio Nelson Seixas (São José do Rio Preto) e dos projetos culturais do Governo do Estado do Paraná. Dança profissionalmente pelo Coletivo O12, da cidade de Votorantim; e já dançou pela KD Cia de Dança, da cidade de Potirendaba; pelo Grupo DivinaDança, em espetáculo de Alex Soares; também por 3 anos integrou a Cia de Performance, dirigida por Tati Sanchis e Henrique Bianchini, e foi dançarino e coreógrafo do Bombelêla Dance Company, grupo que trabalha com estilos clássicos do hip hop e é precursor da dança inclusiva, dirigido por Mark Van Loo. Dançou por dois anos com a apresentadora Eliana; foi coreógrafo de Comissão de Frente da Acadêmicos do Tatuapé, de 2004 a 2007, e pela Combinados do Sapopemba, em 2011, além de ter coreografado também para o grupo Balão Mágico.
Iraci Lima
Ballet Clássico de Repertório
DRT 11.706/SP e CREF 024978-G-SP / Formada em Educação Física em 1989 pela FeFisa, em Pedagogia em 2005 pela Uniban, e em Teatro em 1993 pelo Teatro Escola Célia Helena. Também formada em “Recuperação Psicomotora Através da Dança”, em 1986 pela Academia Tania Ferreira, curso com reconhecimento do MEC. Formada em Ballet Clássico, Jazz, Sapateado Americano e Flamenco, possui mais de vinte anos dedicados à dança, conquistando prêmios como bailarina, coreógrafa e diretora. Teve como mestres da dança: Aracy Evans, Yoko Okada, Mirian Druw, Angela Nolf, Bete Risoléo, Ruth Rachou, Carmen de Ronda, Laurita Castro, Iara Castro, Debora Nefussi, entre outros. No teatro, Fauzi Arap, Celia Helena, Marco Antonio Rodrigues, Soraya Ocanha, Wladimir Capella, Oswaldo Montenegro, Debora Serretielo, entre outros. Trabalhou como atriz e bailarina em: “O Cravo e a Rosa”, “O Primo Basilio”, “O Matrimônio”, e “Gatuno`s Becos”. Foi diretora do Arts Espaço Cultural por 10 anos. Atualmente, é professora de Ballet Clássico, Repertorio, Jazz, Flamenco, Sapateado Americano e Ginastica para idosos em escolas de dança, colégios, projeto Edificarte, projeto Nccv, projeto Mrt e projeto Adorarts.
Isis Gasparini
Dança Contemporânea | VídeoDança
Artista multidisciplinar, bailarina e arte-educadora. Investiga a relação entre corpo, espectador e obra de arte em trabalhos que articulam audiovisual, dança e instalações. Atualmente finaliza sua pesquisa de mestrado em Poéticas Visuais na ECA-USP. Possui Graduação em Artes Plásticas pela FAAP (2011) e Pós-Graduação em Fotografia pela mesma instituição (2014). Dedica-se ainda ao estudo e à produção da Videodança, ministra aulas e oficinas, é artista orientadora do Programa Vocacional.
Jéssica Alonso
Jazz
Iniciou seus estudos de ballet clássico e jazz em 1995. Formou-se bailarina clássica pela Academia Tania Ferreira, instituição na qual cursou também o técnico de Maitre em dança, obtendo ambos os diplomas reconhecidos pela MEC. Cursou dançaterapia com Maria Fúx, dança criativa e estudou jazz dance e street jazz na Tanzhaus NRW em Düsseldorf, na Alemanha. Fez parte do grupo de danças da Academia Tania Ferreira e foi integrante dos grupos de street dance T.F.Style Cia de Dança e do Bombelêla Dance Company. Desde 2003, leciona dança para as mais diversas faixas etárias, já tendo passado por várias escolas de ensino fundamental e academias de dança. Atualmente, dedica-se ao estudo teórico e prático de jazz dance, dança contemporânea e danças urbanas, faz parte da KD Cia de Dança e, com a DesCOMpasso Cia de Dança, foi contemplada com o VAI 2015. Paralelamente aos estudos de dança, obteve os títulos de bacharelado e licenciatura em Letras com habilitação em português e alemão pela USP, além do título de especialista em Tradução de Inglês pelos estudos de pós-graduação lato sensu na Universidade Estácio de Sá.
Khadija Johari
Dança do Ventre
Formada com especialização em Dança do Ventre pela Rede Luxor Escolas de Dança do Ventre, também possui experiência com artes circenses, pole dance e teatro. Participou de festivais e realizou aulas com Mestres Nacionais e Internacionais como: Tito Seif, Randa Kamel, Mohamed Shahin e Yousry Sharif (Egito), Samir Abut, Angeles Cayunao, Amir Thaleb (Argentina), Jillina (Estados Unidos), Darina Konstatinova (Ucrânia), Anastasia Biserova (Russia), Jadel el Jabel, Rhazi Manat, Lunah Farah, Kelly Obara, Mahayla Shey, Mahaila el Helwa, Esmeralda Saadeh, Amara Saadeh, Anthar Lacerda, Tarik, Nasser Mohamed, Kahina, Esmeralda Colabone (Brasil). Em 2014, obteve reconhecimento internacional pelos Mestres Egípcios Tito Seif e Yousry Sharif. Em 2016, obteve reconhecimento de padrão de qualidade Khal el Khalili. E em 2017, ganhou primeira colocação em Solo Profissional no Evento Templo de Isis.
Luciana Luca
Ballet Clássico | Jazz
Formada no curso Técnico de Dança (especialização em Ballet Clássico) pela Academia Tania Ferreira, diplomado pela Secretaria de Educação e reconhecido pelo MEC. Realizou aperfeiçoamento no Exterior: Curso Ballet Clássico no Miskovitz Balett Studio em Budapeste, Hungria (2012) e Curso Ballet Clássico e Dança Contemporânea na Paris Marais Dance School em Paris, França (2014); Participou do Espetáculo Welcome to Brazil, no Festival Off de Avignon, considerado o maior Festival de Arte do Mundo, em Avignon na França (2014). É integrante e Coordenadora de Dança do Projeto Artes Shalom/SP, participando de diversas iniciativas artísticas e apresentações em São Paulo e pelo Brasil, dentre eles o musical Anchieta para Todas Tribos no TUCA (2013); e o espetáculo: PAZ – Eles são capazes de tudo para Encontrá-la (2014). Cursou ainda diversos Workshops como: Ballet Clássico e Neoclássico com a professora Verónica Tandura e Jazz com o professor Anderson Couto.
Natália Moura
Danças Urbanas
Formada em Física, pela Universidade de São Paulo (USP) e também no curso Técnico de Dança, com reconhecimento da Secretaria de Educação e MEC, pela Academia Tania Ferreira. Estuda Pedagogia pela Universidade Anhembi Morumbi e possui experiência com Danças Urbanas, Dança Contemporânea e Sapateado. Desde 2006, integra o T.F.Style Cia de Dança. Ministra aulas de Danças Urbanas em Academias e Colégios de São Paulo desde 2008. Realizou aulas regulares e cursos variados com diversos profissionais da área reconhecidos nacional e internacionalmente, dentre eles: Brian Green (USA), Shabba-Doo (USA), Henrique Bianchini (BRA), Frank Ejara (BRA), Leslie Scott (USA), Marina Ahumada (ARG), Laure Courtellemont (FRA), além de aperfeiçoamento nos Estados Unidos (Nova York), pela Broadway Dance Center, tendo aulas com os principais nomes do Hip Hop norte-americano nos anos de 2012 e 2014.
Paula D’Ajello
Técnica Teatral voltada para a Dança | Dança Contemporânea
Paula D’Ajello é natural de Porto Alegre/RS e, desde 2006, atua como bailarina, professora e pesquisadora em dança no estado de São Paulo. É Bacharel em Dança e Licenciada em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Mestra em Artes da Cena pela mesma instituição. Sua formação inclui o "Professional Studies Program" com José Limón Dance Company, na cidade de Nova Iorque/EUA, e diversos cursos com os atores-pesquisadores do Lume Teatro, de Campinas/SP. Atuou como intérprete criadora em parceria a músicos, atores, artistas visuais, diretores de teatro e orquestra, e integrou o elenco da Cia Domínio Público, de Campinas/SP, com a direção de Holly Cavrell. Como arte-educadora, trabalhou com todas as faixas etárias e níveis de aperfeiçoamento, ministrando aulas de Balé clássico, Dança moderna, Dança contemporânea, Expressão corporal, Improvisação, Composição coreográfica e Dança Criativa. Foi Coordenadora do Curso Profissionalizante em Dança no Programa de Formações Culturais da Prefeitura de Hortolândia/SP, e professora convidada da Cisne Negro Cia de Dança/SP. Atualmente é professora de Iniciação à Dança na Escola de Dança de São Paulo - Fundação Theatro Municipal - e de Técnicas Teatrais no Curso Técnico em Dança da Academia Tânia Ferreira.
Regiane Roman
Ballet Clássico | Jazz | Repertório
Formada em Magistério com habilitação para ensino fundamental registrado pelo MEC. Formada em Ballet Clássico, Jazz e Sapateado. Aperfeiçoamento de estudos de Metodologia Cubana de Ballet (Centro Pró-Danza de Cuba), e Metodologia Russa / Escola Vaganova. Participação em diversos festivais nacionais e internacionais, obteve com seus trabalhos coreográficos várias premiações, dentre elas 1º lugares no Festival de Dança de Joinville, no Passo de Arte e no Festival Ballace da Bahia, além da participação no Youth Grand Prix em NY. Formada em Educação Física e Saúde pela Universidade de São Paulo - EACH/USP. Atua profissionalmente na área da dança há mais de 20 anos.
Roberto Fonseca
Ballet Clássico | Terminologia | Repertório e História da Dança
Paulistano iniciou seus estudos na Escola Municipal de Bailado de São Paulo onde se graduou em 1993. Dançou em grupos de dança como Nucleo de Dança Illara Lopes, Studio Dançarumo, Raça e Magia, dentre outros. Participou do Corpo de Baile Jovem da Escola de Bailado atuando como bailarino principal em diversas obras. No Seminário Internacional de Dança de Brasília ganha uma bolsa de estudos para a Palucca Schule Dresden, na Alemanha, onde após seus estudos, começa a ministrar aulas de ballet. Após 6 anos, em 2005, volta em definitivo para o Brasil e volta a trabalhar junto ao Corpo de Baile Jovem na função de ensaiador/professor. Passa também à docência da Escola de Bailado onde ministrou aulas de técnica clássica, técnica de pontas, pás de deux e repertório, além do curso de preparação de professores do projeto dançar. Atualmente ministra aulas em escolas privadas.
Tania Ferreira
Dança Flamenca
Tania Ferreira é Pedagoga pela PUC-SP, Psicóloga pela Universidade São Marcos, Mestre em Educação, Arte e História da Cultura, Doutora em Letras pela Universidade Mackenzie e Pós-Doutorado em Psicologia Social pela Universidade Kennedy (Buenos Aires) . É formada pela escola Municipal de Bailado, possui aperfeiçoamento em ballet clássico pela Royal Academy of Dancing de Londres e em Flamenco pelo Centro de Arte Flamenca Amor de Dios – Madrid/Espanha, além de cursos em Buenos Aires, Nova York e Paris.  Diretora da Academia Tania Ferreira há 40 anos, primeira Escola de Dança a oferecer cursos reconhecidos pela Secretaria de Educação e MEC. Tania Ferreira realizou mais de 300 espetáculos temáticos, em 50 anos de carreira, e recebeu primeiros lugares em diversos festivais em todo o Brasil. É autora do livro “Flamenco, Expressividade e Cotidiano” que faz parte do acervo do Centro de Flamencologia em Andaluzia na Espanha. Autora também do livro “Vermelho: a cor de Carmen e do Flamenco” lançado em 2011 na Bienal do Livro do Rio de Janeiro e no Instituto Cervantes de São Paulo. Co-autora do livro “Gênero, Mídia e Sociedade”. Ministra workshops e cursos em diversas universidades e centros culturais.
Thamys Soares
Ballet Clássico
Atualmente cursando Matemática no Instituto Federal de São Paulo (IFSP-SP), possui experiência com a dança desde 2010 e é formada no curso Técnico de Dança (especialização em Ballet Clássico) pela Academia Tania Ferreira, diplomado pela Secretaria de Educação e reconhecido pelo MEC. Teve aulas práticas de ballet clássico, jazz e danças urbanas, além de formação específica teórica em Didática, Fundamentos Biológicos, Terminologia, Repertório e Técnica Teatral, além de aprimorar sua experiência com estágios de observação, acompanhamento e atuação.
Ton Kair
Jazz | Dança Contemporânea
DRT 42230/SP Iniciou seus estudos na dança em 2010, tendo como principal maitre: Ana Lucia Barboza (grupo Extravagance). Em 2014, iniciou sua pesquisa em dança contemporânea com Roberto dos Santos e Ana Lucia na Quadrela Cia de Dança. Formado em curso Técnico de Dança (reconhecido pelo MEC), com especialização em Jazz. Participou de workshop de pesquisa Pina Bauch e fez aulas de interpretação na escola Macunaíma, com o professor Carlos César. Ficou em 1º lugar no Salto Fest Dance 2014 na modalidade duo contemporâneo, e em 1º Lugar no Taubaté Dance Festival – melhor coreografia, e melhor diretor (Roberto dos Santos). Participou de teatros musicais com a diretora Aurea Karpor (“Chicago”, como Billy Flynn, "Chorus Line”, como Paul, "A Fantástica Fabrica de Chocolate”, como Willy Wonka e "Cadê a Alice”, como Chapeleiro). Atualmente é professor e coreógrafo nas modalidades Jazz e Contemporâneo, além de bailarino da Quadrela Cia de Dança.